Essas são algumas de minhas Colagens realizadas a partir de 1994, ano em que ingressei na UNICAMP, no curso de Educação Artística onde me graduei Bacharel em Artes Plásticas, em 1999.
Conheci a Colagem de perto após o contato com as obras de Érik Muller (na foto, à direita, com Daniel Seda à esquerda), também aluno do mesmo curso, que produzia Colagens muito inspirado nos ideais de artistas Dadaístas, principalmente o alemão Kurt Schwitters, de Hannover.
M2 430 - KURT SCHWITTERS
Marcel Duchamp introduziu o uso de objetos cotidianos na obra de arte.
A Colagem surgiu como técnica compositiva da Pintura, nas obras de Pablo Picasso, além de Max Ernst e muitos outros de várias correntes artísticas da Arte Moderna, do início do século XX.
Merz Picture with Candle - KURT SCHWITTERS
Mas foi no Movimento Dadaísta que a Colagem se tornou uma linguagem por excelência, encontrando nos trabalhos de Kurt Schwitters sua maior potencialidade expressiva.
Merz Picture with Rainbow - KURT SCHWITTERS
Aos poucos fui conhecendo a Arte de diversos artistas que utilizam a Colagem como linguagem, através dos livros e revistas especializadas da Biblioteca do Instituto de Artes.
Artistas como Robert Raushenberg, Jasper Johns, Jim Dine
passaram a ser referências para mim.
Putney Winter Heart #8 (Skier) - JIM DINE
Além da influência sofrida pelo contato com o universo das Histórias em Quadrinhos (HQ), muito apreciado por vários dos meus companheiros artistas, como o próprio Érik Muller, Daniel Seda, Francisco Russo, Rogério Borovik, Paulo Costa.
Com todos esses amigos eu participo ainda hoje do Grupo NEOTAO, de Colagens e Performances, que será tema de outra matéria.
Com Érik, Daniel e Francisco, iniciei intermináveis sessões de discussões e produção de Colagem, cada vez na casa de um, que eram ambientes naturamente inspiradores para essa técnica, pois acumulavam muitos objetos de naturezas diversas, material para várias obras desenvolvidas pelo Grupo.
Caixa Preta - FILIPE ESPINDOLA
Tenho preferência para materiais simbólicos e cotidianos, pouco alterados, portanto uso pouca tinta e muita cola. Cola Branca, sempre, mas também algum outro elemento que una os objetos, como barbante, arame, nylon, corda, prego, parafina, etc.
Veja vídeo entrevista sobre meu trabalho, com imagens de algumas colagens em meu ateliê studio apartamento, feito para o projeto EPTV 30 Anos 79 a 2009, feito pela Estefania Gavina e entrevista de Carlota Cafiero, que participei no final de 2009, com produção do Ateliê Aberto, em exposição realizada no MAC Campinas.
bonita collage, fernandinho ... hehehe ... ;=]
ResponderExcluir