sábado, 27 de fevereiro de 2010

FAKIR MUSAFAR

Meu Mestre Fakir Musafar (10/08/1930 - Dakota do Sul/EUA)

Conheci seu trabalho quando entrei na UNICAMP
no primeiro ano, em 1994 no curso de Artes Plásticas,
quando conheci Luís Fernando Marchioni, vulgo Trash.
Ele era tatuador ainda iniciante, com alguns anos de experiência
mas ainda não tinha aberto seu próprio Studio de tatuagem.
Tatuava em seu apartamento quando o conheci, local que passei
a freqüentar logo que entrei na faculdade, pois tinha apenas
uma pequena tatuagem do Gato Felix, que queria aumentar e
fazer mais algumas.

 Trash e Filipe 1997, por Priscila Varella

Trash já tatuava uma galera da UNICAMP - desde que morava
na Moradia Estudantil - em seu apartamento no Cambuí
e mais tarde no centro, local que visitava constantemente
e tomava contato mais próximo e direto com o universo
da Manipulação Corporal, mais especificamente da Tatuagem
e das perfurações corporais, o que rapidamente aprendi
se denominava Body Piercing.
Em meio a revistas importadas principalmente dos EUA - que eram
raras mas não tão caras como hoje pois o câmbio
do dólar na época era de 1 pra 1 (acreditem!!!) - e artigos
de jornal, visto que aqui não existia ainda revista de tatuagem,
eu observava, discutia e estudava, aprendia e pesquisava cada vez
mais sobre o tema Arte Corporal.

É claro que este termo Arte Corporal, ou Body Art como é
mundialmente conhecido, só tive contato quando Trash
me mostrou um texto do Fakir Musafar,
xerocado e amassado mas que era como uma peça
rara em minhas mãos , que na realidade
não era um texto produzido por ele mas sim uma entrevista, um depoimento;
ele mesmo nunca chegou a escrever um livro sobre o assunto,
pelo contrário, dedicou toda sua pesquisa corporal
a um processo empírico, experimentando todas as
práticas de manipulação corporal tradicionalmente adotadas
por diferentes culturas ancestrais ao longo da história.

Em 1967 Fakir cunhou o termo MODERN PRIMITIVES, para se referir
às pessoas que adotavam deliberadamente um estilo de vida que incluía certas práticas de manipulação corporal temporárias, que deixavam marcas corporais chamadas de marcas complementares.
Fakir adotou esse nome em 1978, inspirado em um fakir persa nômade, de 1800, que perambulava com uma série de punhais e objetos enfiados em seu corpo.

Começou aos 13 anos de idade com o primeiro piercing genital,
inspirado desde os 8 anos em textos e fotos da National Geografic
e de outros periódicos que traziam fotos de povos
que tinham seus corpos manipulados.
Aos poucos foi experimentando e definindo os melhores
materiais, medidas, procedimentos e definindo
práticas que hoje são bem conhecidas, como o body piercing,
a tatuagem, branding (queimadura), alargamento, alongamento
e constrição de membros ou partes do corpo, como sua
famosa constrição de cintura, o que ele conseguiu usando por muito
tempo um apertado espartilho, chegando a ter uma cinturinha
muito fina, eternizada em seu trabalho "The Perfect Gentleman".

Fakir Musafar se apresentou pela primeira vez em 1970
no Museu de cera de San Francisco. Em 1971 conheceu Jim Ward,
que fundaria em 1973 a Gauntlet, primeira loja de body piercing,
e a Revista PFIQ (Piercing Fans International Quarterly). Em 1978, realizaram a primeira suspensão recriando um antigo ritual indígena denominado Dança do Sol e outro chamado O-kee-pa.

Ambos foram retratados no filme "Um homem chamado Cavalo" (1970), com Richard Harris, cujo último papel no cinema antes de morrer foi o Bruxo Dumbledore, conselheiro de Harry Potter até o segundo episódio.
Este depoimento de Fakir pode ser encontrado no livro
Tatuaggi, corpo, spirito; de V. Vale & A. Juwo (Milão: Apogeo, 1994).

Para encerrar, peço a licença para citar um parágrafo todo de Beatriz Ferreira Pires em seu CORPO COMO SUPORTE DA ARTE (senac 2003), que traduz muito do que pensa meu Mestre Fakir Musafar e do que penso eu sobre Manipulação Corporal, por isso me inspiro nele e por isso o chamo de Mestre, mesmo sem nunca tê-lo visto de perto:
"O caráter místico, o intuito de transcendência, o desejo de ultrapassar os limites físicos como forma de fortalecer a alma e delinear o caráter, de dar oportunidade ao psíquico de expressar-se concretamente sobre o suporte a que está vinculado, de trazer à tona, de vivenciar, mais do que isso, de corporificar o inconsciente, de dar matéria ao imaterial, sempre guiaram esse homem, que acredita na imortalidade da alma e na reencarnação." (parág. 2º, p.103)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Brasileiros

Fotos Alberto Hektor El-Khouri


Revista Brasileiros, Sessão Digitais

Entrevista que dei há alguns dias para Melissa de Miranda
com fotos de Luiza Sigulem, que virou um vídeo
muito bem editado por sinal, primoroso!!!
E ainda tivemos a presença destemida e muito importante
de Fernanda, que veio furar o umbigo e alargar a orelha.
Três garotas novas, porém muito profissionais, assim como
a Revista e sua versão digital.
Fiquei muito feliz com o trabalho todo, desde a visita,
fotos, perguntas, assuntos, vídeo e tudo o mais!

Em breve espero ver a entrevista ou alguma referência
na versão impressa, que parece ter uma tiragem e distribuição
bem grandes, de porte nacional.

Conheçam a Revista Brasileiros e sua versão on line.
Visitem a sessão Digitais.
São vídeos com brasileiros das mais variadas áreas, idades,
enfim pessoas comuns do nosso Brasil, com algo a dizer.


http://www.revistabrasileiros.com.br/digitais/index_ig.htm

MERISTEMA

Em botânica chamam-se meristemas aos tecidos das plantas
que asseguram o seu crescimento.
Célula indiferenciada com capacidade de divisão contínua,
a partir da qual se pode regenerar uma planta.


Tecido embrionário, indiferenciado,
caracterizado pela ativa divisão
de seus elementos, responsável pela produção das novas células
necessárias ao crescimento da planta,
encontrado principalmente na ponta da raiz, das folhas e no início do caule.




Nome dado por Pedro Spagnol,
autor dessas fotos,
que me requisitou uma performance
para fotografar um processo de arte ritual,
criado e executado por mim na CEUNSP,
faculdade de fotografia em Salto SP
onde ele concluiu o curso
de Fotografia em 2009.



O material gráfico ficou lindo
apesar de todos os contratempos
que ele enfrentou com a primeira gráfica,
a maldita Digipix que censurou todo seu material sem devolver nada
do que ele tinha enviado apenas por algumas fotos serem nus masculinos,
alegando que as imagens eram ofensivas...



mesmo assim ele enfrentou os curtos prazos, o alto custo
e toda pressão psicológica possível
e conseguiu fazer um belíssimo trabalho
uma exposição das fotos super criativa
e uma defesa de TCC impecável, seguro que estava de seu talento e de suas idéias.

Nota 10!!! DEZ!!!!!!!! Parabéns Pedro!!!

Performance MERISTEMA


Fotos Maurício Bueno

Performance realizada em Salto (SP) em outubro de 2009
para o ensaio fotográfico e produção de vídeo de Pedro Spagnol,
como parte integrante de seu TCC de Fotografia, pela CEUNSP de Salto.


Maurício que também se formava na ocasião, junto com Pedro,
participou na elaboração, montagem e produção de fotos.



Confesso que sou fã dessas imagens,
adorei a produção que fizeram,
todo o respeito que me dedicaram e todo o material
que me passaram assim que puderam, sem demorar,
sem frescuras e sem ônus, parceria mesmo!



Ainda de quebra conheci a CEUNSP,
cujo campus em Salto é belíssimo,
numa fábrica têxtil muito grande e importante no século passado
no auge das tecelagens paulistas, toda em estilo inglês,
com tijolos à vista e imensos corredores, pé direito altíssimo,
torres impressionantes, janelas maravilhosas com vista pro rio,
trilhos de trem, galpões e melhor que tudo o que tem construído,
é a presença da Beatriz Ferreira Pires, a Bia,
dando aula na Faculdade de Moda e de Fotografia.


Beatriz Pires é autora de 2 livros de cabeceira aqui em casa:
O CORPO COMO SUPORTE DA ARTE (SENAC 2005) e
CORPO INCISO, VAZADO E TRANSMUDADO (Fapesp 2009),
literatura básica para quem estuda as Artes do Corpo.

Recomendo!!!!!!!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

30 Anos de Artes Visuais em Campinas



79 a 09 30 Anos de Artes Visuais em Campinas e Ribeirão Preto

Projeto realizado maravilhosamente pela equipe do Ateliê Aberto
para o aniversário de 30 anos da EPTV Campinas e Ribeirão Preto,
emissoras afiliadas da Rede Globo,
que traçou um panorama das Artes Visuais em 3 décadas,
através da seleção de importantes artistas de Campinas,
nas mais diversas áreas como Pintura, Desenho, Gravura,
Colagem, Escultura, Objeto, Instalação, Fotografia e Vídeo.

Os dois primeiros blocos traziam artistas
de 1979 a 1989 e de 1990 a 2000.
Participei a convite de Samantha Moreira (Ateliê Aberto),
representando a geração de 2001 a 2009,
com duas Assemblages, caixas de madeira
com colagem de diversos materiais, como podem ver:

"A viagem de João Jogador Especial" 2005



"Alegoria do Inferno" 2007




Maior responsabilidade e honra,
por expor no MACC, melhor museu de Campinas e
por agora pertencer a esse importante time de artistas,
ao lado de ícones das Artes Visuais,
pessoas que admiro desde a infância
quando vim morar aqui em 1987,
onde comecei a me profissionalizar em Artes
e decidi que era essa a minha vocação e seria minha profissão.
E assim o foi.


Aqui em Campinas, fiz teatro amador, cursos de Desenho, Pintura,
Cerâmica, Fotografia, Inglês, Karatê,
Máscara de sucata, Violão e muito mais.
E me formei bacharel em Educação Artística, pela UNICAMP em 1999, com habilitação em Artes Plásticas.


Parabéns a todos os envolvidos no projeto,
especialmente Carlota Cafiero,
que recheou o site do projeto de textos e entrevistas
realizadas nos ateliês de alguns dos artistas participantes,
e Estefania Gavina que sabiamente registrou essas visitas
em fotos belíssimas que acabaram se transformando
em vídeos por ela editados; segue aqui o link da minha entrevista,
espero que gostem:

http://www.youtube.com/watch?v=8D0qt4y5Z6g

Vídeo de PÉROLAS AOS PORCOS

Foto Pedro Spagnol

Performance com Sara Panamby e Filipe Espindola
Vídeo por Daniel Seda, na Voodoohop SP agosto 2009.

http://www.youtube.com/watch?v=J74LxuY9vW4

Mais um parceiro de longa data nas performances e produções artísticas: Daniel Seda.
Estamos juntos desde 1994, ano em que ingressei nas Artes Plásticas da UNICAMP,
onde fundamos em 97 o Grupo NEOTAO Colagens e Performances, junto com Érik Muller e Francisco Russo.
Por este grupo já passaram importantes artistas, performers, músicos e coladores em geral, que nos ajudaram a construir uma tragetória caótica e maravilhosa, dadaísta, transformando as exposições do grupo em verdadeiras TAZ (Zonas Autônomas Temporárias).

Pérolas da Fotografia

Fotos Mauricio Bueno

PÉROLAS AOS PORCOS
Performance de Sara Panamby e Filipe Espindola


Festa LOVE HURTS - Arte, Amor e Hematomas
KITNET Campinas SP, novembro de 2009


Mauricio Bueno, parceiro de formação(Fotografia CEUNSP Salto SP) de Pedro Spagnol.
Dois amigos, fotógrafos parceiros nesta edição da LOVE HURTS que comemorou o aniversário de sua produtora e idealizadora Bruna Guedes.


Dois fotógrafos novos e promissores, criativos e sensíveis.
Aliados importantes no registro de nossas Performances, fotógrafos como esses não se encontra todo dia. Valorizam a nossa ação com seu olhar diferenciado, acabamento impecável e respeito máximo do começo ao fim.


Muito orgulhoso por conhecer gente com tantas qualidades, pessoais e artísticas!!!
Muito feliz por ter parcerias de tamanha qualidade, para transformar em algo bidimensional, as performances que idealizamos, com a mesma intensidade que buscamos em nossas apresentações, coisa difícil e rara!


Claro que nada se compara com a emoção de estar presente na Performance, poder vivê-la e ser transpassado por ela.


Mas esses rapazes nos deram imagens que nos deixaram orgulhosos!!!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

PÉROLAS AOS PORCOS


Mais uma foto de Pedro Spagnol, pois sou seu fã!!!
Esta é da performance PÉROLAS AOS PORCOS, criada
e apresentada por mim e minha companheira Sara Panamby,
e foi feita durante apresentação em Campinas, em novembro
de 2009, no KITNET, durante o evento
LOVE HURTS - Arte, Amor e Hematomas, edição especial de
aniversário de Bruna Guedes, produtora da festa.

Esta performance já foi apresentada em importantes eventos
e festas de São Paulo, Campinas e na Bahia, durante a
UNIVERSO PARALELLO 10.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Arte e Consciência

Trabalho de Orlan, França, anos 70


Arte Corporal, a arte mais antiga usada desde os primórdios, até hoje em dia, para comunicar, transmitir sensações, expressar emoções e estados psicofísicos.

Modificação Corporal, Dança, Teatro, Performance e Manipulações Corporais serão temas deste blog, que tambem procura abordar temas de saúde e consciência corporal, bem como estimular o respeito à Natureza e a consciência ecológica.


Acima dois trabalhos dos anos 60 de Fakir Musafar, meu Mestre!!!

Fotos Pedro Spagnol


Pedro Spagnol é fotógrafo de Campinas SP, formado em 2009, extremamente profissional e sensível, artista de mão cheia e lentes cuidadosas e precisas.


Esse ensaio, chamado MERISTEMA, foi realizado para o seu TCC de Fotografia (CEUNSP 2009) .


Sou fã de carteirinha do seu trabalho, posei pro seu projeto final com o maior prazer e já fizemos parcerias em performances que ele fotografou como PÉROLAS AOS PORCOS, performance de Sara Panamby e Filipe Espindola, em 2009.